sábado, 19 de novembro de 2011

Casados e Solteiros→ ♥ Conselhos Bíblicos - Muito Importante, Leiam.. ♥



Os coríntios escreveram para Paulo fazendo várias perguntas relativas à vida dos cristãos e aos problemas na igreja. A primeira pergunta tinha a finalidade de questionar se era conveniente casar-se. Paulo responde a essas e outras perguntas ao longo desta carta.

Em 1 Coríntios 7:1-2 diz:
"...Vocês dizem que o homem faz bem em não casar. Mas eu digo: já que existe tanta imoralidade sexual, cada homem deve ter a sua própria esposa, e cada mulher, o seu próprio marido."

Os cristãos em Corinto estavam cercados pela tentação sexual. Até em meio aos pagãos, a cidade tinha uma reputação de imoralidade sexual e prostituição religiosa. Foi para esse tipo de sociedade que Paulo proferiu essas instruções específicas, especiais, por causa dos padrões imorais de sua cultura.

Em 1 Coríntios 7:3-11 diz:
"O homem deve cumprir o seu dever como marido, e a mulher deve também cumprir o seu dever como esposa. A esposa não manda no seu próprio corpo; quem manda é o seu marido. Assim também o marido não manda no seu próprio corpo; quem manda é a sua esposa. Que os dois não se neguem um ao outro, a não ser que concordem a não ter relações por algum tempo a fim de se dedicar à oração. Mas depois devem voltar a ter relações, a fim de não caírem nas tentações de Satanás por não poderem se dominar. Não digo isso como uma ordem, mas como uma sugestão. Realmente, eu gostaria que todos fossem como eu. Porém cada um tem o dom que Deus lhe deu: um tem este dom, e outro, aquele. Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu. Mas se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo. Para os que já estão casados tenho um mandamento, que não é meu, mas do Senhor: que a mulher não se separe do seu marido. Porém, se ela se separar, que não se case de novo ou então que faça as pazes com o marido. E que o homem não se divorcie de sua esposa."

É difícil resistir às tentações sexuais porque elas apelam para os desejos naturais e normais que Deus nos deu. O casamento é o meio concedido por Deus para satisfazer esses desejos e para fortalecer os cônjuges contra a tentação. Os cônjuges têm a responsabilidade de cuidar um do outro. Sendo assim, marido e esposa não devem recusar-se um ao outro sexualmente, e sim suprir as necessidades e os desejos mútuos.

A igreja coríntia estava em desordem por causa da imoralidade existente na cultura que a cercava. Ao rejeitarem imoralidade, alguns gregos também rejeitaram completamente o sexo e o casamento. Os cristãos coríntios questionavam se isso era o que também deveriam fazer. Assim, fizeram a Paulo várias perguntas do tipo:
- "Sendo o sexo pervertido, não deveríamos nos abster dele também no casamento?"
- "Se o meu cônjuge for incrédulo, devo procurar o divórcio?"
- "As pessoas solteiras e viúvas devem permanecer sós?"
Paulo respondeu a muitas dessas questões dizendo, em outras palavras:
- Por agora, permaneçam assim. Fiquem satisfeitos com a situação em que Deus os colocou. Se você for casado, não procure se tornar solteiro. Se você for solteiro, não procure se casar. Viva de acordo com a vontade de Deus, um dia de cada vez. E Ele lhe mostrará o que fazer.

Espiritualmente, nosso corpo passa a pertencer a Deus quando nos tornamos cristãos, porque Jesus Cristo nos comprou. Ele pagou o preço para nos libertar do pecado.
Fisicamente, nosso corpo pertence ao nosso cônjuge, porque Deus projetou o casamento de forma que, através da união do marido e da esposa, os dois se tornam um. Paulo enfatizou um completo equilíbrio nas relações sexuais. Nem o homem nem a mulher devem buscar o domínio ou a autonomia.

Estar casado ou solteiro é um dom de Deus. Um estado não é moralmente melhor que o outro. Ambos são valiosos para realizar os propósitos de Deus. Por essa razão, é importante aceitarmos nossa atual situação. Quando Paulo disse desejar que todas as pessoas fossem como ele (solteiro), expressava seu desejo que de mais pessoas se dedicassem completamente ao ministério sem preocupações com um cônjuge e uma família, assim como ele. Ele não estava criticando o casamento. Afinal, esse foi o modo criado por Deus para oferecer companhia ao homem e povoar a terra.

A pressão sexual não é o melhor motivo para casar, é melhor casar com a pessoa certa do que "se abrasar" na luxúria. Muitos dos novos crentes de Corinto pensava que o sexo em si era errado. Assim, aqueles que estavam noivos já pensavam em não casar. Nesta passagem, Paulo disse aos noivos que desejavam casar que não deveriam frustrar seus anseios sexuais normais evitando o casamento. Isso não significa, porém, que as pessoas que tenham dificuldade de se controlar devam se casar com a primeira pessoa que apareça. É melhor lidar com a pressão do desejo do que com um casamento infeliz.

Em 1 Coríntios 7:12-14 diz:
"Aos outros digo eu mesmo, e não o Senhor: se um homem cristão é casado com uma mulher que não é cristã, e ela concorda em continuar vivendo com ele, que ele não se divorcie dela. E, se uma mulher cristã é casada com um homem que não é cristão, e ele concorda em continuar vivendo com ela, que ela não se divorcie dele. Pois Deus aceita o home que não é cristão por ele estar unido com a sua esposa cristã; e aceita a mulher que não é cristã por ela estar unida com o seu marido cristão. Se não fosse assim, os filhos deles não pertenceriam a Deus. Mas sendo assim, eles pertencem."

Por causa do desejo de servir a Cristo, algumas pessoas na igreja coríntia pensaram que deveriam divorciar-se de seu cônjuge pagão e se casar com um cristão. Mas Paulo reafirmou o compromisso do casamento. O ideal de Deus é que marido e esposa permaneçam juntos - mesmo quando um dos cônjuges não for crente. O cônjuge cristão deve tentar ganhar o outro para Cristo. Seria fácil pensar no rompimento do relacionamento. Paulo, porém, enfatizou que se deve permanecer com o cônjuge incrédulo a ser uma influência positiva na união. Assim como Jesus, Paulo acreditava que o casamento deve ser para sempre.

As bençãos que fluem para os crentes não se limitam a eles; estendem-se também às outras pessoas. Deus considera o casamento como algo separado para seu uso por causa da presença de um cônjuge cristão. O outro cônjuge não recebe a salvação automaticamente, mas é santificado por essa relação. Os filhos desse casamento recebem uma influência espiritual positiva por parte do cônjuge cristão e são guardados (por causa da benção de Deus na unidade familiar) até que tenham idade suficiente para tomar sua própria decisão em relação a Cristo.

Em 1 Coríntios 7:15-16 diz:
"Porém, se o marido não-cristão ou a esposa não-cristã quiser o divórcio, então que se divorcie. Nesses casos o marido cristão ou a esposa cristã está livre para fazer o que quiser, pois Deus chamou vocês para viverem e paz. Esposa cristã, como é que você pode ter a certeza de que não vai salvar o seu marido? E você, marido cristão, como é que você pode ter a certeza de que não vai salvar a sua esposa?"

Este versículo é usado erroneamente por algumas pessoas como um modo de sair do casamento. Mas as declarações de Paulo foram dadas para encorajar o cônjuge cristão a tentar um entendimento com o incrédulo e tomar o casamento harmonioso. Se, porém, o cônjuge incrédulo insistir em partir, Paulo disse que é melhor deixá-lo ir. A única alternativa seria o cristão negar sua fé para preservar o casamento, o que seria pior do que dissolvê-lo. O principal propósito da carta de Paulo era exortar as pessoas casadas a buscarem a união, não a separação.

Em 1 Coríntios 7:25-28 diz:
"Para os solteiros, eu não tenho nenhum mandamento do Senhor; porém dou a minha opinião como uma pessoa que, pela misericórdia do Senhor, merece confiança. Por causa dos tempos difíceis em que vivemos eu penso que é melhor para o homem ficar como está. Você tem esposa? Então não procure se separa dela. Você é solteiro? Então não procure esposa. Porém, se você casar, não estará cometendo pecado. E, se uma moça solteira casar, também não estará cometendo pecado. Mas eu gostaria de poupar vocês dos problemas de cada dia que terão na vida de casados."

Muitas pessoas ingenuamente pensam que o casamento resolverá todos os seus problemas. Aqui estão alguns problemas que o casamento não resolverá:
1 - Solidão;
2 - Tentação sexual;
3 - As necessidades emocionais mais profundas e...
4 - As dificuldades da vida.
O casamento em si não mantém duas pessoas juntas, mas o compromisso sim (compromisso com Cristo e o compromisso mútuo dos cônjuges apesar dos conflitos e problemas. Casados ou solteiros, devemos estar satisfeitos com a nossa situação e enfocarmos Cristo, e não a pessoa a quem amamos, para ajudar a resolver nossos problemas.

Em 1 Coríntios 7:29-34 diz:
"Irmãos, o que eu quero dizer é isto: não nos resta muito tempo, e daqui em diante os casados devem viver como se não tivesse casado; os que choram como se não estivessem chorando; os que estão rindo, como se não estivessem rindo; os que compram, como se não fosse deles aquilo que compraram; os que tratam das coisas deste mundo, como se não estivessem ocupados com elas. Pois este mundo, como está agora, não vai durar muito. Eu quero livrá-los de preocupações. O solteiro se interessa pelas coisas do Senhor porque quer agradá-lo. Mas o homem casado se interessa pelas coisas deste mundo porque quer agradar a sua esposa e por isso é puxado para duas direções diferentes. Quanto às mulheres, tanto as viúvas quanto às solteiras, elas estão interessadas nas coisas do Senhor, porque querem se dedicar de corpo e alma a ele. Mas a mulher casada se interessa pelas coisas deste mundo porque quer agradar o marido."

Paulo exorta os crentes a não considerarem o casamento, o lar ou a segurança financeira como a meta mais importante da vida. Tanto quanto possível, devemos viver livres dos cuidados deste mundo, não nos envolvendo em hipotecas penosas, altas despesas, grandes investimentos ou dívidas que possam nos impedir de fazer a obra de Deus. Os casados, como Paulo assinalou, devem cuidar de suas responsabilidades terrenas e fazer todo o esforço para mantê-las modestas e sob controle.

Algumas pessoas solteiras sentem uma tremenda pressão para se casar. Pensam que sua vida somente pode ser completa com um cônjuge. Mas Paulo salientou uma vantagem de ser solteiro - o potencial de um enfoque maior em Cristo e em sua obra. Se você for solteiro, use essa oportunidade especial para servir a Cristo sinceramente.

Em 1 Coríntios 7:38-40 diz:
"Assim quem casa faz bem, mas quem não casa faz melhor ainda. A mulher não está livre enquanto o seu marido estiver vivo. Caso o marido morra, ela fica livre para casar com quem quiser, contando que case com um cristão. Porém ela será mais feliz se ficar como está. Essa é a minha opinião, e eu acho que também tenho o Espírito de Deus."

Quando Paulo disse que o solteiro "faz melhor", estava falando sobre o tempo potencial disponível para a obra de Deus. A pessoa solteira não tem a responsabilidade de cuidar de um cônjuge e manter uma família. Isso, porém, não quer dizer que ela prestará um grande serviço a Deus. O envolvimento na obra de Deus depende do comprometimento de cada indivíduo.

O CONSELHO DE PAULO VEM DO ESPÍRITO SANTO, QUE GUIA E HABILITA TANTO AS PESSOAS SOLTEIRAS COMO AS CASADAS A CUMPRIREM SUA PARTE NA OBRA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário